Experiência

sonhos metas

 

Nos anos de 1998, 1999 e inicio de 2000, a equipe formado por Angelo Sousa, Daniela Sousa e Luigi Assis, todos participantes da Coordenação da Fundação Cidadania (Natal/RN), implementaram a execução do Projeto Canteiros, este contratado pela AACC-RN, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Este projeto qualificou trabalhadores em diversas áreas, especialmente as de hortas comunitárias, plantas medicinais e alimentação alternativa, sempre visando qualificar pessoas que estivessem à margem do mercado de trabalho, dando-lhe dessa forma uma oportunidade produtiva de inserção no mercado. Foram capacitados um total de 3.215 treinados, durante os três anos de vigência.

No início do ano 2000, com o auxílio do Sr. Valter de Carvalho, a época presidente da AACC/RN, esta equipe decidiu criar a APDL – Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local, na cidade do Natal/RN, tendo como primeiro presidente o Sr. Angelo Marcio Fernandes de Sousa. Nessa época, dando início as suas atividades, A APDL foi contratada Sindicato dos Metalúrgicos da Bélgica, para em conjunto com a força da terra, implantar na cidade de Apodi um novo modelo de Assentamento Rural, que se baseia na participação dos futuros assentados já na seleção e compra da área, visando dessa forma diminuir o conflito no campo impedindo a compra de terras que não tenham reais capacidades produtivas. Após a aquisição, a APDL projetou e construiu um sistema de abastecimento d’água composto de adutora de 3 km, ramais de distribuição, poço com 200 metros de profundidade e 40.000 litros de vazão, cercas internas, 30 residências, hortas, compra e distribuição de 100 caprinos, 5 km de estrada e 3 km de rede elétrica concluindo com o desmatamento de 10 hectares para o início do plantio de melão para exportações. Estes investimentos foram doados aos assentados que captaram recursos nos agentes financeiros e iniciaram a produção.

Durante a implantação da Agrovila Palmares, a força Sindical contratou a APDL através do Planfor – Plano Nacional de Formação Profissional / FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador para realizar cursos de qualificação profissional em diversos estados do Brasil, através do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Segue abaixo alguns dados sobre essas atividades.

APDL - Associação de Promoção do Desenvolvimento Local

A equipe da APDL estando habilitada e atuante na assessoria e treinamento no SICONV, já desenvolveu ações de qualificação para operacionalização do sistema, desde o cadastro de entidades e propostas até a prestação de contas. Tendo experiência na área e sendo pioneira na inserção de prestação de contas; A instituição ganhou credibilidade evidenciada através do vasto conhecimento e inovações.

A APDL desenvolveu em 2010, e continuou aprimorando em 2012, sua própria unidade gráfica, que funciona na sua sede-matriz, com o intuito de acelerar, reduzir o tempo e o custo, de todo material gráfico, como cartazes, crachás, apostilas, cadernos, banners, cartilhas, panfletos, folders, e todo material que possaser utilizado na instituição e no desenvolvimento de suas atividades.

Muito já foi realizado pela APDL em quase 17 anos de parceria com o FAT e o MTE. Em sua atuação no Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, no município do Natal, em 2010, a APDL desenvolveu e continua aperfeiçoando uma metodologia visando um melhor desempenho nos cursos e uma excelente qualificação dos jovens, criando o método de aulas práticas em empresas públicas ou privadas, que firmam parceria com a APDL, ensinando os conceitos de pontualidade, organização, higiene, dentre outros que agregam valor ao curso e a formação profissional dos mesmos; sem esquecer de mencionar que os jovens concluem um curso com a vivência e a experiência do mercado de trabalho, onde foi realizado um estudo que identificou que grande parte não teve nenhuma experiência profissional.

Sua nova metodologia de qualificação profissional leva os jovens para desenvolverem suas atividades de aulas práticas dentro de empresas do ramo de atividade em que estão se qualificando, a fim de uma melhor qualificação, aprender a se portar no ambiente de trabalho e agregar valor ao seu currículo e concluir com um estágio supervisionado por profissionais experientes. Com isto, tivemos parcerias de grandes empresas com M&K Construtora, Telepesquisa, Arte Metal, Metamec, Editec Metalúrgica, Instituto Juvino Barreto, Escola Lac’qua, Rede Unilar, dentre outras, que absorveram alguns educandos ao término do curso e ajudaram os outros a entrarem em grandes empresas como a Riachuelo e Teleforte. Não se pode esquecer que a APDL já encaminhou jovens potiguares para diversos estados do Brasil, como São Paulo, Pernambuco, Ceará, Maranhão, dentre outros.

Indicadores da instituição 

Na tabela resumo a seguir observa-se detalhadamente os indicadores da instituição que evidenciam sua capacidade técnica e operacional, nos últimos anos.

TOTAL PROJETOS

Projetos em execução 

Atualmente há 03 Projetos em execução divididos em 32 municípios do Estado de São Paulo e 01 Projeto sendo executado no município de Natal/RN. Observa-se a seguir a tabela resumo dos projetos e suas respectivas metas.

EM EXECUCAO